O que é interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade é o processo de conexão entre as disciplinas. O trabalho interdisciplinar possibilita o diálogo entre as diferentes áreas e seus conceitos, de maneira a integrar os conhecimentos distintos e com o objetivo de dar sentido a eles. Esse trabalho, no entanto, deve ser realizado de maneira a não anular ou diminuir os conhecimentos produzidos nas áreas de conhecimento específicas, mas promovendo a conexão entre eles.
A importância da interdisciplinaridade
Práticas interdisciplinares dentro da escola possibilitam a construção de uma aprendizagem significativa na escola. A aprendizagem significativa é o processo por meio do qual o conceito estudado se liga a um conceito pré-existente no imaginário do aluno. Ou seja, a aprendizagem se dá de forma significativa ao aluno quando ele consegue fazer conexões do que é aprendido com seu cotidiano.

Da mesma forma que essas conexões são feitas, as conexões entre os diferentes componentes curriculares e áreas do conhecimento acontecem. Por isso, a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa andam juntas. A ligação entre disciplinas, conceitos e conhecimentos proporciona uma conexão entre o que é aprendido com o dia a dia do estudante. Assim, o estudante enxerga maior valor no que está sendo ensinado a ele dentro da escola, e, consequentemente, se interessa mais pelo conteúdo, o que impacta positivamente seu processo de aprendizagem.